segunda-feira, 17 de maio de 2010

vendada, na corda bamba


Quando sinto aquela coceira na alma, a inquietude de quem percebe o imperceptível, escrevo. Não sei por que acredito na verborragia como cura dos males de existir. Dúvidas e questionamentos são comuns aos seres humanos, sim. Mas cada um encontra ou elege a defesa que parece mais agradável, ou simplesmente possível.
Tem gente que faz humor da própria desgraça. Pinta com deboche as feridas e acaba as fechando....ou simplesmente trocando-as de cor. Outros ignoram os próprios sinais da consciência...olhar a paisagem sem notar os detalhes, comer a maçã sem ver aquele sinal de machucado...interessante maneira de sentir o lado bom, mesmo que um dia as comportas percam a resistência e não consigam mais segurar a avalanche do que foi represado.
Ainda existem aqueles que caminham curvados, empunhando lupas ao examinar o que sentem. Usam o perfil investigativo também para dissecar os sentimentos. Dão nomes a tudo, como se a alma tivesse anatomia. Um nervo, um coração, um osso, dois dedos de angústia, um passado carcomido, dois pés gelados do inverno solitário. E se perdem nos detalhes. E esquecem do todo. Nenhum farol consegue trazer de volta um navio que naufraga nos seus próprios pormenores.
Nessas horas chego ao óbvio, elegendo ele como a solução, o elixir mágico de toda e qualquer situação. Equilíbrio, sim, a ele, todas as homenagens. É sua perfeição que nos faz andar na corda bamba, sentir o frio na barriga da altura, caminhar com retidão, sendo com sapatilhas de bailarina ou saltos altos de mulherão. Mais uma vez, aqueles que sabem dosar, os verdadeiros alquimistas, ganham a vez e a voz. Porque viver é uma arte de composição, do bom, do mal, do intenso e do banal.

6 comentários:

  1. Andar mesmo que não seja na corda bamba, mas no meio fio da calcada mantendo o EQUILIBRIO... Palavrinha comum e ao mesmo tempo distante... Ótimo texto, de quem não apenas olha pela janela, mas se arrisca e vive!

    ResponderExcluir
  2. Clarissa, cada dia tu esreve melhor...
    será que isso vai acontecer comigo também? Hehehe.
    Espero que sim.
    Continua né.
    Eu não vou mais parar.
    Saudade.

    ResponderExcluir
  3. preciso explicar pq eu amo esse blog?? hehe.. amiga, tu escreve muito!
    beijo
    amo

    ResponderExcluir
  4. "Porque viver é uma arte de composição, do bom, do mal, do intenso e do banal". Bem, muito bem definido flore. O que tu escreve me emociona e me produz sentido. Beijooos

    ResponderExcluir
  5. o que tu escreve me toca a alma.
    como o antonio disse, profundo, como tu és!
    LINDA.

    Tati

    ResponderExcluir