segunda-feira, 15 de março de 2010


Perguntei ao medo o segredo de paralisar sonhos. Ele disse que a tônica dessa arte reside na tomada de consciência de sua vítima. “Faço-a confiar que não sou eu, mas é ela mesma”, disse ele. Entendi porque é tão fácil tripudiar sentidos, fazer algo de fora parecer que vem dentro da gente.

Já senti medo e foi bom. Me fez parar quando avançar seria pior. Mas quando entendi que nasci com um coração prudente, que foi me dado pela natureza e por um espírito maduro de anos de vida em vidas quaisquer, consegui enxergar a destreza dele, o medo. Me tomando aos poucos, sugando meus sentidos e confundindo a minha vista turva pela confiança de forma exagerada. Começa com um coração palpitante. A voz retorna ao invés de procurar saída. Tremo às vezes. E retrocedo.

Confundo um passo com um acesso ao abismo. Entendo-me inteira e fácil de quebrar. Não, não quero imaginar que vim para ser indestrutível ou eterna. Mas a gente tem muito de planária nessa vida. Nos cortam pedaços e os reconstruímos. Nos tiram anos de vida, investimentos de sentimento e conseguimos ressignificá-los com o amor por nós mesmos. E foi aí que relembrei da auto-defesa que já tenho. Aprendi a entender que eu não preciso de tanto medo. Por isso, me vejo tentando subestimá-lo para poder me lançar à vida.

Não preciso de trancas, chaves, saio na rua destemida e irresponsavelmente calma. Porque não são os outros, a vida, o tempo que me põem medo. São minhas iniciativas, minha capacidade de mudança, meu senso de reconstrução. Aprendi a dizer não a esse medo, mas assim como uma criança, ele precisa ser relembrado e castigado inúmeras vezes. Talvez um dia ele cresça, de maturidade e não intensidade, deixando eu ser mais leve e irresponsável em minhas tentativas de viver novas chances.

6 comentários:

  1. o tempo pode passar, e mil paisagens sucederem-se pela janela, que sempre voltarás assim: lindamente inspirada e com o dom cada vez mais apurado de combinar palavras para falar de ti mesma. amo.

    ResponderExcluir
  2. eu que te amo, minha preta. e ficamos combinadas assim: eu com a missão de pensar, divagar e criar teorias e tu de colocá-las em prática. a gente se ajuda um pouco aqui, outro acolá. e nos completamos!

    ResponderExcluir
  3. aaahhh...muito bom....
    seguirei certo....

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo os dizeres!! Parabéns pela inspiração... beijos

    ResponderExcluir
  5. Amiga, fazia tempo que nao entrava no teu blog... te admiro tanto pela lindas palavras e pensamentos de sempre. Parabéns

    ResponderExcluir