terça-feira, 19 de maio de 2009

welcome to twitter

fui apresentada ao twitter, um pássaro azul simpático, em uma das aulas de tendências da propaganda, da minha pós-graduação em comunicação com o mercado. entre os inúmeros recursos trazidos por essa maravilha que nos conecta em qualquer parte do globo, a internet, essa foi mais uma das propostas que me chamaram a atenção. mas não fiz meu profile naquele instante. acredito que todas as idéias, por mais instintivas que sejam, precisam ser amadurecidas.

o twitter me seduziu por aquela coisa maluca de exercitar meu poder de síntese e comprimir pensamentos em míseros 140 caracteres. logo eu que adoro a escrita literária, romântica, o excesso de adjetivos, a inexistência de letras maiúsculas e a economia de acentuação (porque esses recursos são supérfluos, prestar atenção na técnica nos desvia do conteúdo). logo eu, jornalista com pavor de jornalismo diário (para trabalhar, para apreciar...hum...de vez em quando). pois me rendi ao twitter. deixei que o passarinho me levasse.

agora estou naquela fase de namoro e me deixo surpreender quando recebo um "convite" do marcelo tas para assistir a um debate dele na MTV sobre a suposta morte mídia impressa. ou quando fico sabendo que enquanto eu faço hora extra, o wagner moura vai curtir um happy hour com o lázaro ramos, o vladimir brichta e o lucinho mauro. e exercitando essa fetiche de voyer, consigo entender que a maluquice da instantaneidade e volatidade das mensagens jogadas nas redes sociais dá uma tranca no mundo privado e nem se desculpa. e isso não é feio. pasmem, é lindo.

sou uma menina fascinada por tecnologia e sugo dela tudo o que posso, tudo o que em minhas mãos, olhos e antenas possa chegar. atribuo tudo isso ao meu ascendente em aquário, signo de gente antenada, que segue tendências. conseguir estar conectada a todos, ter acesso a informações, opiniões, a todo segundo é algo que me fascina. é claro, sempre há o outro lado, a reflexão sobre a profundidade desses contatos, a relevância dessas ações. mas para uma sociólatra, uma viciada em gente, em falas, em expressões, estar ligada, seja no twitter, no msn, no orkut ou qualquer outra plataforma virtual não deixa de ser um vício interessante. mais um para a minha coleção.

se você não sabe o que é twitter, você tem problemas. não é uma questão de fazer parte, mas de saber. conheça primeiro, depois decida.
digite www.twitter.com na barrinha branca do seu navegador e tente entrar nesse mundo. ou não.

3 comentários:

  1. Acho que o teu ascendente em aquário que te aproxima de mim ;) ... mas discordo de ti (claaaro) quando diz que quem não conhece o twitter tem problemas.. acho que ainda não... ainda.. daqui a pouco tempo sim. Também fui seduzida pelo passarinho que, no meu micro, é marrom. E to meio viciada. Quando estiver demais, faço twitercídio, como fiz com o orkut. :p amo-te obrigada por ajudar a passar meu tempo - - Lu

    ResponderExcluir
  2. Eu nao fui seduzida ainda...demorei pra criar um perfil porque nao queria algo mais alem do Facebook depois que sai do orkut. O Facebook nao me viciou e as vezes fico dias sem entrar e o Twitter pra mim ainda e bem sem graca...hehehe Quem sabe no futuro!!
    Te amo!Saudades!bjoos

    ResponderExcluir
  3. Só cuida pra não cair na lábia de perfis fakes. Os twitteiros de plantão sabem quais são fakes e quais são reais. E, na verdade, a graça dos fakes é justamente saber que são fakes. Mas no meio da inexperiência com a nova ferramenta podes te confundir.

    Como boas vindas, cabe dizer que use-o com prudência, escolha com sabedoria quem seguir, caso contrario farás com que a sua página seja uma lixeira de pensamentos narcisistas.

    Pra entender melhor o que pode se tornar o twitter, deixo um link: http://www.youtube.com/watch?v=vCJSKa9TYoA.

    beijos
    Jalil

    ResponderExcluir